Franceses travam projecto utraliberal

O «não» dos trabalhadores

Os eleitores franceses rejeitaram o novo tratado europeu com 54,87 por cento dos votos, contra 45,13 por cento que votaram «sim» no referendo de domingo, tornando-se na primeira nação a vetar o projecto, agora irremediavelmente condenado ao fracasso.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Europa

Remodelação relâmpago no governo francês

Na terça-feira, após ter aceitado, de manhã, a demissão do primeiro-ministro francês Jean-Pierre Raffarin, o presidente Jacques Chirac nomeou e deu posse, à tarde, a Dominique de Villepin. O anúncio da composição do novo governo era esperado para ontem, quarta-feira.

Referendo na Holanda

A vitória do «não» no referendo de ontem, quarta-feira, realizado na Holanda era dada como certa pelas sondagens, que registaram uma subida dos opositores ao tratado após a consulta em França.

O último adeus

Milhares de pessoas prestaram a última homenagem ao dirigente comunista grego, Harilaos Florakis, falecido em 22 de Maio, com 91 anos.

Comissão parlamentar aprova propostas do PCP

A Comissão de Desenvolvimento do Parlamento Europeu aprovou, em 24 de Maio, o relatório de parecer sobre o futuro dos têxteis e do vestuário, da responsabilidade do deputado Pedro Guerreiro.O documento prevê várias medidas para a defesa do sector, designadamente, a abertura «do procedimento de emergência previsto nas...

Um «não» no coração da Europa

O povo francês afluiu em massa para votar no referendo do último domingo - uma participação de cerca de 70%. Cerca de 55% dos eleitores disseram «não» à dita «constituição europeia», confirmando o resultado que as sondagens apontavam. Foi seguramente uma derrota de Chirac, do governo de Raffarin, da liderança do Partido...