Batasuna reafirma solução de paz para o conflito no País Basco

Democracia e liberdade, voz e força de um povo

Em Euskal Herria (País Basco), vive-se um dos mais antigos conflitos políticos e militares da Europa, opondo o povo basco e os Estados espanhol e francês.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

O seminário «Os partidos e uma nova sociedade», na cidade do México

Los Partidos y una Nueva Sociedad. Assim se chama o Seminário que o Partido do Trabalho do México promove anualmente. O nome pode levar a crer que se trata de um evento académico. Engano. Não é fácil definir uma iniciativa que em poucos anos adquiriu prestígio internacional como fórum atípico para o debate de ideias e de grandes problemas do nosso tempo.

Einstein, o físico revolucionário

«Como físicos, vemos o mundo pelos olhos de Einstein, mesmo que os detalhes do que escreveu estejam errados», afirma Orpheu Bertolami, professor de Física no Instituto Superior Técnico. Em 2005 comemora-se o Ano Internacional da Física, uma forma de assinalar o centenário da publicação de quatro dos primeiros trabalhos de Albert Einstein.

Recursos Humanos e Desenvolvimento Científico

O sistema científico e tecnológico nacional (SCTN), definido como o conjunto dos recursos científicos e tecnológicos humanos, financeiros, institucionais e das actividades envolvendo a criação, a difusão e a aplicação de conhecimento novo, constitui reconhecidamente um importante instrumento de cuja vitalidade depende em larga medida o desenvolvimento económico, social e cultural do país. A acção sobre cada uma das componentes do SCTN - recursos a actividades - e a sua articulação deverá constituir o objecto de uma dada política científica e tecnológica.

A ameaça da «cereja»

No fórum internacional «Serviços Públicos – Motor de uma Sociedade Desenvolvida e Democrática», a chamada Constituição Europeia foi apontada como «a cereja no bolo» da política que visa entregar aos interesses privados tudo o que pode gerar lucros, seja na justiça ou na saúde, na energia ou na captação e distribuição de água, na educação ou nos transportes, nas telecomunicações ou na comunicação social, nos serviços postais ou na investigação científica.