Carlos Carvalhas assinala Abril em Paris
Cerca de 500 pessoas participaram no passado dia 2 de Maio nas comemorações do 25 de Abril que decorreram na sala dos congressos de Nanterre, em França, promovidas pela organização do PCP na região de Paris. Estas comemorações contaram com a participação de Carlos Carvalhas, secretário-geral do PCP.
Durante o dia, duas exposições estiveram patentes ao público: uma relacionada com as conquistas do 25 de Abril e as transformações ocorridas em Portugal, bem como a ofensiva da política de direita e as suas consequências para o País e para os portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro. Uma outra, da autoria do fotógrafo Eduardo Gageiro, mostrava 25 fotografias do 25 de Abril. No decorrer da manhã realizou-se um debate sobre o 25 de Abril, com cerca de 60 pessoas e que contou com a participação de Carlos Carvalhas.
Após o almoço, que contou com a participação de 270 pessoas, o secretário-geral do PCP proferiu uma breve intervenção sobre o 25 de Abril. Carvalhas mostrou que também as comunidades portuguesas têm razões para festejar Abril e lutar contra as políticas de direita. O dirigente comunista sublinhou a actualidade e projecção dos ideais, valores e realizações da Revolução portuguesa. Carlos Carvalhas salientou ainda o vasto e diversificado património de realizações do 25 de Abril e referiu também o facto de se comemorar Abril num momento em que cresce a condenação à guerra e a exigência da retirada das tropas que ocupam o Iraque.
Em seguida interveio Luciano Caetano da Rosa, candidato das comunidades portuguesas na lista da CDU ao Parlamento Europeu, que salientou a importância do voto na CDU nas próximas eleições, para melhor defender os interesses de Portugal e dos emigrantes portugueses.
No decorrer da tarde houve um espectáculo onde actuaram ranchos folclóricos e também os cantores Ivo Flores e Manuel Freire.
Uma representação da organização do PCF de Nanterre esteve presente, assim como eleitos da Câmara Municipal.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: