Somincor vendida à empresa que ainda não abriu Aljustrel

Jóia alienada

Domingos Mealha
A proposta única da Eurozinc, para a privatização da empresa que explora em Neves-Corvo a maior mina de cobre da Europa, tem a aprovação do júri presidido por Luís Todo-Bom. O Sindicato dos Mineiros, em oposição à privatização decidida pelo Governo, alerta para os perigos que decorrem da alienação de mais esta jóia da coroa, onde o Estado, por mais algumas semanas, detém 51 por cento do capital social.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Trabalhadores

Somincor reforçada

O Estado português deveria reforçar a sua posição na empresa, «como condição para garantir o aproveitamento integral e racional dos recursos mineiros e, consequentemente, prolongar ao máximo a vida útil da mina e com ela o desenvolvimento económico da região e a manutenção de emprego».

Governo tenta agravar o Código

Com a regulamentação do Código do Trabalho em fase de discussão pública, a CGTP-IN denunciou matérias que podem suscitar um agravamento da legislação.

O Estado pode salvar a Panasqueira

Com os salários de Janeiro por pagar, os 220 mineiros da Panasqueira tomaram conhecimento da intenção da multinacional canadiana, de suspender a actividade este mês.O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira reuniu, no dia 6, com o presidente do conselho de administração da canadiana Beralt Tin & Wolfram. A...

Caminhos da Carris

Os trabalhadores da Carris travam, de há meses para cá, uma heróica luta, que a todos nós diz respeito e que constitui estímulo e incentivo, neste tempo político, marcado pela resistência à violentíssima ofensiva de classe do patronato e do Governo.

Iminente greve ao lixo

Em Sintra, os trabalhadores consideram que a estratégia adoptada pela autarquia vai conduzir a Empresa Municipal de Higiene Pública (HPEM) ao desmembramento e à destruição de duzentos postos de trabalho. Contra a reestruturação do sector de limpeza e resíduos sólidos, reuniram em plenário no dia 13 e aprovaram, por...