O PCP e a cooperação dos partidos de esquerda na Europa

Razões de uma decisão

Tendo em conta a necessidade de assegurar a mais sólida e abrangente cooperação possível, nomeadamente das forças que integram o actual Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, que conta com 49 deputados, o PCP não subscreveu o «Apelo para a formação de um partido da esquerda europeia» recentemente lançado por 11 partidos.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

Blair rendeu-se.<br>«Cometi um erro», afirmou

O regresso do «mayor» de Londres, Ken Livingstone, ao seio do Partido Trabalhista, de que havia sido afastado em 2000, assinala um dos mais expressivos gestos de recuo jamais personificados por um primeiro-ministro britânico. Tony Blair dissera que a eleição do «mayor», como independente, em 2001, se traduziria num desastre tanto para o Partido como para a cidade de Londres. Mas os factos dizem o contrário.

A terceira margem

A rebeldia às fórmulas tradicionais de dualidade – o bem e o mal, o certo e o errado, Deus e o Diabo, esquerda e direita – deu nascimento à denominação de «terceiro» ao que se pretende como nova alternativa, livre e independente da dualidade. Mas, como a liberdade e a independência só podem resultar do confronto explícito com o que se quer combater, a fórmula alternativa, vestida de terceira, subordina-se à força mais poderosa que prevalece na sociedade, sendo a sua máscara ou a sua fantasia.